Blog
Artigos sobre comportamento, trabalho e análises dos mercado de Educação, Imobiliário, Varejo e Saúde.
Atravessando a crise econômica do coronavírus
TrabalhoA redução drástica do consumo, devido ao isolamento social para combater o coronavírus, vai impactar fortemente a economia e as empresas no Brasil. Por isso, Cartello preparou 03 estratégias essenciais para atravessar a crise nesse momento, independentemente do seu prazo de duração:
1. CUIDAR DO FINANCEIRO
Suspender imediatamente todos os investimentos de curto prazo. Aqueles de longo prazo devem ser avaliados com mais cuidado, pois a suspensão nesse primeiro momento pode afetar o futuro da empresa.
Reduzir os custos de operação, mantendo apenas os essenciais, passando a atuar no “modo de segurança”.
Ter um plano de ação de novas reduções de custo que pode ser implantado por semana, de acordo com a evolução da crise, que muda rapidamente de cenário.
2. CUIDAR DA EQUIPE
Comunicar com transparência as medidas que precisam ser tomadas, desde implantar home office, passando por férias coletivas e até mesmo as demissões. Apesar da circulação de muita informação, nem todos têm o mesmo nível da gravidade dos impactos.
Sobre as demissões, avaliar com cuidado se o custo dessa medida, apesar de importante, não é maior do que a contratação e o treinamento após a crise.
Cuidar do emocional da equipe fazendo ações de integração presenciais e digitais para manter elevado o espírito de esperança em dias melhores.
Assim como o plano de ação financeiro, o plano de ação com a equipe também deve ser por etapas.
3. CUIDAR DOS CLIENTES
Mantenha a prestação de serviço para os clientes. Se não puder ser presencial, crie soluções para atendimento por outros meios: digital, delivery, telefone etc.
É hora de se adaptar. Para não perder clientes nesse período, pratique preços promocionais e crie novos produtos e serviços especiais para a crise.
Coloque em prática a empatia. A crise é também uma oportunidade de consolidar a confiança do cliente no seu produto ou serviço.