Conectada ao futuro

23 jul 2019

Sem medo de errar, podemos afirmar que nunca houve na história humana um período com a quantidade de mudanças que estamos vivendo nesse momento.

Empreendedores têm lidado diariamente em seus mercados com transformações tecnológicas, sociais, econômicas, ambientais e políticas cada vez mais abrangentes, intensas e rápidas, que colocam em risco crescente a existência de empresas e organizações, seus produtos e serviços.

É pensando nisso que estamos ampliando nosso portfólio de serviços e passando a atuar na consultoria de mercado. Daqui pra frente, nosso propósito será apoiar empreendedores e seus gestores na percepção e construção do futuro de suas empresas.

Nosso trabalho será coletar dados, identificar sinais de mudanças, antecipar cenários que podem ocorrer nos mercados e criar estratégias, protótipos e comunicação para iluminar o caminho do futuro dos nossos clientes.

Somos agora uma consultoria de mercado e de comunicação. E, para marcar essa nova fase, mudamos a nossa marca, cujo símbolo representa a busca continua pelo futuro. Mudamos também nosso site e nossas redes sociais.

Além disso, vamos lançar, até o final de 2019, estudos sobre o comportamento das gerações e o consumo, o futuro do emprego do ponto de vista do empregado e do empregador, assim como análises prospectivas para os mercados de educação, imobiliário, saúde e varejo.

O resultado esperado dos estudos e das análises prospectivas é produzir informação relevante para que líderes empresariais possam ter clareza sobre o rumo de suas organizações.

Até porque pensar no futuro, de forma profissional, é a melhor maneira de acabar com “achismos”, de não ser “surpreendido pelas mudanças”, de reduzir riscos de cenários negativos, de antecipar-se às incertezas do mercado, de mudar a postura de correr “atrás do prejuízo” e, principalmente, de construir o caminho do próprio destino.

Bruno Queiroz Ferreira

Diretor da Cartello. Especialista em futuro dos mercados e seus impactos nas empresas e nos empregos.