Baby Boomers: a geração que mais cresce no Brasil

12 jul 2019

Baby Boomers (ou ‘Explosão de Bebês’) é o nome dado a todas aquelas pessoas nascidas entre 1945 e 1960, logo depois da Segunda Guerra Mundial. Após este período, os combatentes voltaram para casa e houve uma explosão populacional nos Estados Unidos que deu origem a esta nomenclatura. Os representantes dos Baby Boomers são os jovens das décadas de 60 e 70, que acompanharam transformações importantes acontecidas naquela época.

A Baby Boomer representa uma época diferente, onde havia menos concorrência no mercado de trabalho, a economia era diferente e as opções de profissões não eram tantas como agora. Nos dias de hoje os pertencentes desta geração, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerência nas empresas.

  • Nascimento: de 1945 até 1964;
  • Renda média mensal: 3.779,00;
  • População em 2019: 19% (39,9 milhões);
  • População em 2030: 20% (41,3 milhões).

A geração dos Baby Boomers tende a ser mais conservadora nos hábitos de consumo. Baseiam-se mais em experiências anteriores para determinar a compra. Prezam pela qualidade acima da quantidade e não são defensores de uma marca em particular, apesar de acabarem por optar pelas mais tradicionais em função de suas vivências anteriores. Não são facilmente convencidos pela opinião alheia.

  • Gostam da estabilidade financeira;
  • Sofrem pouca influência de terceiros;
  • Preferem qualidade e não quantidade.

O consumo dos Boomers pode ser divido em algumas categorias. Eles gastam mais seu dinheiro com viagens de lazer sem acompanhantes (cruzeiros, hotéis restaurantes), produtos para tratamentos de beleza e cosméticos, roupas e alimentos saudáveis. Eles também gostam de televisão, jornal, revistas, livros, carros, música e cinema. Preferem obter notícias pela TV e por jornais impressos. Na música, são adeptos a ritmos que nasceram na mesma época que eles, como o Rock.

Bruno Queiroz Ferreira

Diretor da Cartello. Especialista em futuro dos mercados e seus impactos nas empresas e nos empregos.