Fedex

A FedEx é uma das maiores empresas de logísticas do mundo. Ao adquirir a empresa brasileira Rapidão Cometa, precisava integrar e padronizar o sistema de rastreamento de cargas sem mudar a base tecnológica existente mas ampliando para novas plataformas. Como, então, cumprir esta missão? O primeiro passo foi analisar as informações que o atual sistema do Rapidão Cometa fornecia para os clientes e fazer uma comparação com os principais concorrentes. O segundo passo foi avaliar as necessidades dos clientes e oferecer novos serviços, como o status de andamento da carga. Agora é possível saber o andamento da mercadoria assim que ele for alterada. Tendo em vista o uso crescente dos smartphones, também foi desenvolvido um aplicativo que envia notificações, facilitando e detalhando o rastreamento da carga para o cliente.

Fiepe

A Federação das Indústrias de Pernambuco tem como objetivo promover o desenvolvimento da indústria local. O site refletia isso e era extremamente institucional. Nos últimos anos, porém, a Fiepe passou por uma transformação para oferecer também serviços. Então, como evidenciar as novas atividades da FIEPE e ao mesmo tempo manter o objetivo principal da instituição? O primeiro passo foi fazer uma análise e propor ao cliente uma mudança de foco para evidenciar os serviços. O segundo passo foi a criação de duas novas áreas: 1) Capacitação que apresenta os cursos e treinamentos oferecidos, com pagamento online através do PagSeguro e 2) Negócios para apresentar os serviços como Consultoria internacional e Capacitação empresarial. O resultado é o aumento na quantidade de inscrições online nos cursos oferecidos pela internet.

IEL

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) atua diretamente na promoção da integração das instituições de ensino e pesquisa com o setor produtivo de Pernambuco, a partir da inserção do estudante ou profissional no mercado de trabalho. Também promove a melhoria da competitividade da indústria local por meio de educação empresarial e inovação. Para cumprir seu objetivo, o IEL-PE precisava de um site para facilitar o acesso dos estudante aos cursos de formação oferecidos na região. Após um estudo das demandas e das necessidades do público, foi desenvolvido um projeto que preza pela praticidade e objetividade com o foco na apresentação, inscrição e pagamento dos cursos, ampliando a atuação e a abrangência da instituição no meio digital.

Sebrae

Atualmente há um descompasso entre a necessidade de mão-de-obra qualificada, o alto índice de pessoas desempregadas e o sistema educacional que não prepara para o mercado de trabalho. A partir dessa constatação, foi desenvolvido o estudo Geração Z: perfil, comportamento e mercado de trabalho. O objetivo é fornecer informações relevantes para orientar o Sebrae-PE na criação de trilhas formativas sobre empreendedorismo e inovação, voltadas para o ensino médio, com foco nos jovens da rede pública estadual de Pernambuco. O estudo descreve quem são, suas principais características, o que pensam, quais seus valores, o que consomem, seu medos e preocupações. E também analisa o mercado de trabalho, criando cenários, apontando as habilidades necessárias, os desafios e as oportunidades da Geração Z para o futuro.

Hope

O Hospital de Olhos de Pernambuco é a maior instituição oftalmológica de Pernambuco, composta por um hospital e seis unidades de atendimento. É referência técnica, de prestação de serviços e de segurança clínica, reconhecida pela certificação internacional Ona 3. Na mente dos clientes, o HOPE é marca mais lembrada há mais de 10 anos seguidos, de acordo com levantamentos feitos pelos JC, DP e Folha de Pernambuco. Mesmo assim, sua atuação nas redes sociais não era compatível com o seu tamanho, sua qualidade e sua relevância na região. Como resultado da execução do planejamento estratégico de comunicação digital, em pouco mais de 12 meses, o HOPE passou a liderar a quantidade de seguidores em todas as redes que mantém presença: Instagram, Facebook e Linkedin. Além disso, triplicou a quantidade dos engajamentos e do alcance.

Educação e Coronavírus

Assim que surgiram as determinações sobre o fechamento das escolas no Brasil para evitar a propagação do Coronavírus, informações desconexas e desencontradas invadiram a educação. A ausência de sistematização gerou confusão e incerteza, dificultando o acesso por parte daqueles que precisavam saber a evolução do cenário. A Vozes da Educação, com apoio do Instituto Unibanco, fez um levantamento com o objetivo de organizar informações de âmbito nacional e estadual, para sistematizar as principais medidas que estavam sendo tomadas na educação durante a pandemia. O resultado do trabalho foi publicado no site Educação e Coronavírus, com informações atualizadas semanalmente, tanto no formato de tabela como em mapas. O projeto foi implantado em cerca de 10 dias, em virtude da urgência da situação e da necessidade de acesso das informações.

IDE

Desde 2006, o IDE tem como foco a formação técnica por meio de cursos de pós-graduação na área de saúde. É reconhecido pelo ensino de qualidade, conteúdo relevante, corpo docente especialista e com grande experiência. Em 2019, como resultado do seu crescimento e amadurecimento, recebeu a autorização do MEC para ampliar suas atividades aos cursos de graduação, transformando-se na Faculdade IDE. Para isso, precisava de um site preparado para comunicar a mudança, expandir a atuação para 15 cidades no Brasil e atender às novas exigências, como comercialização eletrônica. Foi implantado um sistema para permitir, de forma on line, a inscrição e o pagamento da matrícula para mais de 100 cursos das áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Radiologia e Estética.

Satrix

A Satrix é uma empresa líder na geração distribuída de energia renovável na Região Nordeste. O site anterior estava defasado no design, na navegação e na abordagem comercial, além de estar invisível para os buscadores. O primeiro passo, então, para resolver o problema foi agrupar as linhas de produtos de acordo com a demanda dos clientes: pessoa física, empresarial e industrial. Com isso, o site ficou mais fácil de navegar e a linguagem comercial foi adequada ao público-alvo focando o discurso na relação custo-benefício da tecnologia da Satrix. O segundo passo foi criar call to action pelo site para a captação de leads, aumentando a geração de negócios pela internet.