Globo

A Globo é a maior empresa de comunicação brasileira e uma das maiores do mundo. Abrange as mídias de televisão, digital, impressa e rádio. E usa esses canais para promover causas sociais. Para isso, precisou compreender o futuro da educação para criar uma estratégia de atuação nesse setor. Nessa direção, a Cartello, em parceria com o Vozes da Educação, desenvolveu o estudo EDUCAÇÃO - Tendências, Cenários e Temas, que identificou as forças de mudança e as tendências do segmento para os próximos dez anos no Brasil. Além disso, fez parte do trabalho um sistema que permite identificar em que temas do futuro as principais instituições do mercado educacional brasileiro já atuam.

Fedex

A FedEx é uma das maiores empresas de logística do mundo. Ao adquirir a empresa brasileira Rapidão Cometa, precisava integrar e padronizar o sistema de rastreamento de cargas sem mudar a base tecnológica existente mas ampliando para novas plataformas. Como, então, cumprir esta missão? O primeiro passo foi analisar as informações que o atual sistema do Rapidão Cometa fornecia para os clientes e fazer uma comparação com os principais concorrentes. O segundo passo foi avaliar as necessidades dos clientes. O trabalho de inteligência de mercado resultou em um sistema de rastreamento atualizado e com serviços que a concorrência ainda não oferecia.

Sebrae

Atualmente há um descompasso entre a necessidade de mão-de-obra qualificada, o alto índice de pessoas desempregadas e o sistema educacional que não prepara para o mercado de trabalho. A partir dessa constatação, foi desenvolvido o estudo Geração Z: perfil, comportamento e mercado de trabalho. O objetivo é fornecer informações relevantes para orientar o Sebrae-PE na criação de trilhas formativas sobre empreendedorismo e inovação, voltadas para o ensino médio, com foco nos jovens da rede pública estadual de Pernambuco. O estudo descreve quem são, suas principais características, o que pensam, quais seus valores, o que consomem, seu medos e preocupações. E também analisa o mercado de trabalho, criando cenários, apontando as habilidades necessárias, os desafios e as oportunidades da Geração Z para o futuro.

Educação e Coronavírus

Assim que surgiram as determinações sobre o fechamento das escolas no Brasil para evitar a propagação do Coronavírus, informações desconexas e desencontradas invadiram a educação. A ausência de sistematização gerou confusão e incerteza, dificultando o acesso por parte daqueles que precisavam saber a evolução do cenário. A Vozes da Educação, com apoio do Instituto Unibanco, fez um levantamento com o objetivo de organizar informações de âmbito nacional e estadual, para sistematizar as principais medidas que estavam sendo tomadas na educação durante a pandemia. O resultado do trabalho foi publicado no site Educação e Coronavírus, com informações atualizadas semanalmente, tanto no formato de tabela como em mapas. O projeto foi implantado em cerca de 10 dias, em virtude da urgência da situação e da necessidade de acesso das informações.

Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "aceitar todos", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Ao escolher "não aceitar", todos os cookies serão desativados. Mas você pode também escolher quais os cookies devem ser aceitos na opção "personalizar".

Bloco de Cookies

Escolha abaixo o bloco de cookies que você deseja personalizar em seu acesso. E lembre-se: sua escolha vale apenas para o dispositivo que você está acessando agora. Se for necessário acessar por outro meio, você precisará fazer uma nova personalização.